terça-feira, 21 de agosto de 2012

Salta à San Antônio de Los Cobres

Se você vier a Salta não deixe de conhecer o caminho que leva até San Antonio de Los Cobres, uma pequena cidade que está situada em cima da cordilheira dos Andes a 3.800 m.s.n.m. Com essa altitude a cidade é uma das mais altas do país, então imagine o vento gelado que varre a cidade tanto no inverno quanto no verão. È possível de vir de carro ou com o famoso “trem de lãs nubes” que você pega em Salta. De carro se tem a autonomia de parar a qualquer momento para fotos apreciação ou mesmo relaxar. A cidade vive da tecelagem de lã de lhamas, mas tem sua economia baseada na extração de minérios com ênfase ao cobre. Nesse trajeto concerteza verá bastante lhamas e até guanacos mais lá em cima próximo as salinas grandes. Os traços do povo daqui também são extremamente semelhantes com os bolivianos ou peruanos.
Quando vindo de salta chegando a San Antonio de Los Cobres temos duas opções de caminhos para chegar a Purmamarca a EXRN40 ou à ruta 52. No verão fique atento as chuvas e tempestades onde é comum a interdição dessas estradas. Decidimos ir pela EXRN40 qual passa pelas salinas grandes, mas da pra ir pela conhecida ruta40 ambos os estradões são de areia. Saindo cedo de Salta voce chega para o almoço. Procuramos um restaurante e optamos por um ensopado de carne de lhama, um prato típico ali do lugar servido a turistas. O mais bonito desse trajeto é a paisagem de Salta até chegar próximo a San Antonio, pela rodovia da pra ver as pontes onde passam o trem e depois que você pega a ruta 52 a partir das salinas grandes até Humahuaca a paisagem também é muito interessante. Nesse dia levamos azar de pegar mal tempo com uma tempestade próximo a Purmamarca até porque janeiro é o inverninho no norte andino que eles falam então chove muito.
Por um barbante não cai uma pedra maior que uma jaca que rolou da montanha e passou a menos de um metro do carro, também próximo a Purmamarca. Se chegasse a acertar o carro ali terminava nossa viagem, foi por pouco. Então tome muito cuidado se passar por aqui no verão com chuvas. Vale lembrar também que por aqui não tem posto de combustíveis com exceção de um na cidade de San Antonio,sendo assim procure sempre encher o tanque quando possível porque mesmo que encontre posto é possível que não tenha nafta. Caso queira ver mais fotos deste trajeto que sai de Salta-capital passa por San Antonio até as salinas grandes acesse o tópico "San Antonio de Los Cobres" no mês de janeiro à direita do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário