quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Copiapó - Chile

A paisagem aqui do Chile já difere bem daquela que passamos algumas horas atrás lá na Argentina. A riqueza mineral é incalculável, abaixo registramos mais uma mineradora essa já fica bem próximo da capital Copiapó. A rodovia ainda é em mão simples mas muito boa e bem sinalizada. Tenha bem em mente de que a distância que voce percorre sem posto de gasolina pelo Paso San Francisco é de aproximadamente 480 Km, mas qualquer veículo tem essa autonomia com exceção de motocicletas. Logo a frente fica o primeiro posto de combustível por sinal de bandeira BR. Para estrangeiros, eles não aceitam peso argentino, cartões de crédito tampouco a moeda real. Ao perguntar a um frentista se aceitaria cartão, este chacoalhou a cabeça de forma negativa e nem me olhou. Ao lado chega neste mesmo instante um caminhão de uma empresa dos arredores com alguns trabalhadores para abastecer onde pagou com Cartão. Então tenha consciência de que a média do tratamento que voce irá receber será essa. Mas não deixe isso atingir seu desejo de conhecer o país. Aproveite também para desfrutar das melhores frutas da America Latina!
Um fato curioso ocorrido no veículo depois desta travessia foi o considerável consumo de água do radiador, isso logicamente pela altitude de 4950 m.s.n.m. atingida, variação de pressão atmosférica e a conseqüência no interior do sistema do radiador mas outro fator relevante é a secura do clima, é muito seco. Então mesmo que o veículo seja novo verfique sempre o nível da água, pois quando percebi o carro já estava prestes a ferver.
Ruínas de Puquios: nesse caminho quando voce vem da Argentina à sua direita ficam localizadas as Ruínas de Puquios. Segundo a história é vestígio de uma cidade mineira do século passado onde aproximadamente 5.000 mineiros contando com membros de suas famílias residiram no local. As casas eram construídas de lama. Mas com o declínio da mineração no final do século, os problemas financeiros e dificuldades o local virou ruína. Outro fato curioso é que essa rodovia chegando mais perto de Copiapó, depois da Aduana Chilena é parcialmente pavimentada com sal, isso mesmo sal extraído da própria região.
Copiapó é uma cidade de médio porte com cerca de 180.000 habitantes localizada em pleno Deserto do Atacama, tem um trânsito tranquilo por não ser muito populosa, fica localizada num pequeno vale fértil mas costantemente os moradores da cidade enfrentam dificuldades com respeito à agua.
O povo daqui tem forte característica indígena. Como não poderia ser diferente, são andinos misturados com os colonos espanhóis, mas o sangue índio predomina pela força, são índios, fechados, de palavras secas e saúde forte.
Aqui no Chile só tem um contratempo para os brasileiros. Devido a valorização do peso chileno e a desvalorização do real tudo é mais caro, o litro da gasolina por exemplo custava nesse dia P$800 (oitocentos pesos chilenos) que equivalia a R$ 3,25 o litro.
Sentido litoral, a nossa esquerda fica o acesso ao impactante aeroporto que atende toda região de Copiapó (Aeropuerto Desierto de Atacama).
Aqui ja estamos chegando perto da cidade de Caldera onde passamos o a virada do ano. A cidade é pequena, não é turística apesar de ser litoral. Tem uma praia bonita chamada de Bahia Inglesa, infelizmente não tívemos tempo de conhecer. Percebe-se que não se tem tanto o hábito de vir a praia como no caso do Brasil. A areia é escura, o clima é fresco e a água é gelada. Possui um porto onde são escoadas as riquezas minerais do país principalmente as centrada em Copiapó. Outra curiosidade é que Caldera foi o primeiro porto com ligação ferroviária do país justamente com a necessidade do escoamento mineral e não restam dúvidas de que esse investimento foi bancado pelos norte americanos. Caso tenha interesse em ver fotos ou mais informações confira no tópico Caldera a direita do Blog, mês de janeiro.
É a ótima rodovia Panamericana do Chile, com seu padrão internacional de comunicação visual e duplicada nas principais regiões, corta o país de norte a sul. Mas não se engane, para utilizar toda essa infra estrutura rodo ferroviária voce paga e paga caro. O pedágio de Caldera custou R$ 16,00.

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